Equitação terapêutica

Terapia Assistida por Cavalos

O Centro Hípico de Pedras Salgadas desenvolve desde o dia 01/06/2015 um projeto de “Terapia Assistida por Cavalos”, que cresce fundamentalmente, na ideia de tornar a equitação com fins terapêuticos acessível a todos os indivíduos com deficiência.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas é o primeiro e único espaço no Alto Tâmega a desenvolver um projeto de Equitação Terapêutica com uma equipa constituída por técnicos profissionais de saúde e instrutores de equitação, com formação específica na área da Equitação Terapêutica, que para a realização das diversas atividades recorrem a cavalos treinados para o efeito.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas apresenta uma localização privilegiada, que permite o desenvolvimento de projetos e diversas atividades de interação com a comunidade, proporcionando não só o acompanhamento terapêutico dos cidadãos nas diversas valências da equitação com fins terapêuticos, mas também a promoção de atividades e eventos alargados a toda a população.

O projeto de Terapia Assista por Cavalos é constituído pelas valências de Psicoterapia, Hipoterapia, Equitação Terapêutica e Equitação Desportiva Adaptada, com uma equipa multidisciplinar, com técnicos de saúde e equitação.

A Terapia Assistida por Cavalos é um método terapêutico, rico em estímulos motores, sensoriais, emocionais e cognitivos, onde se recorre à utilização do cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, promovendo mais consciencialização corporal, resultando em melhorias na orientação espacial, equilíbrio, coordenação motora, desenvolvimento intelectual e psicológico, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Este projeto tem como principal missão:

– Promover a equitação com fins terapêuticos a todos os indivíduos com necessidades especiais melhorando a qualidade de vida.

– Garantir a excelência dos serviços, infraestruturas e qualificação técnica dos profissionais.

– Cumprimento do Código Ético e Deontológico.

A Terapia Assistida por Cavalos entende o cavalo enquanto agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, definindo-se como método terapêutico e educativo que emprega o cavalo enquanto agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, no âmbito de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, procurando promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O êxito desta terapia centra-se na comunicação que é estabelecida entre o cavalo e o praticante, pelo que a empatia que se origina reflete-se no aumento da autoestima e confiança e na melhoria da imagem de si próprio. Para além destas vantagens é de salientar a melhoria da circulação sanguínea e do funcionamento do sistema respiratório; melhoria do equilíbrio, coordenação, lateralidade de postura; aumento da motivação e aprendizagem de novas competências.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas tem assim as portas abertas para o receber.

Bem hajam.